A sua empresa tem penado para gerar resultados por meio da internet?
Seu site, blog, só gera custos com hospedagem, domínio, ou ainda não trouxe o retorno esperado?
Então sinto dizer, mas provavelmente o seu marketing de conteúdo não está sendo feito corretamente. E se você ainda não sabe o que é esse marketing, então precisa continuar lendo este conteúdo até o final.
Pois vamos mostrar não apenas o que é o marketing de conteúdo. Mas também como você pode usá-lo para faturar mais dinheiro com o seu negócio online.
O que é Marketing de Conteúdo
Por definição de conceito, o Marketing de Conteúdo é um método ou estratégia usado por alguém ou alguma empresa para comunicar-se melhor com seu público-alvo, clientes e potenciais clientes. De modo a conseguir um maior engajamento dessa audiência, crescer esse público.
E assim, gerar mais conversões, ou seja, vendas para o seu negócio.
Como estratégia, esse modelo de marketing consiste em disseminar informação relevante para o público-alvo. O que gera valor para a audiência do negócio, que passa a ver a marca, a empresa, de forma mais positiva.
E passa então a consumir mais de seus produtos e soluções.
Em que consiste a estratégia de marketing de conteúdo e como ela funciona
Como dissemos acima, o marketing de conteúdo consiste na disseminação de informação, conhecimento, de valor e relevância para a audiência, público-alvo, de um negócio.
Em seu funcionamento, este tipo de marketing trabalha com um modelo de criação e divulgação de conteúdos cuidadosamente pensada.
Usando um funil de vendas, por exemplo, pode pensar numa estratégia de marketing de conteúdo que comece atraindo público e educando sobre suas necessidades e dores. A medida em que a audiência progride em sua educação pelo conteúdo, mais informação pode ser entregue.
Até que uma oferta para a compra de um infoproduto, por exemplo, possa ser feita.
Isso tem uma relação intrínseca com a metodologia de Inbound Marketing, que exploramos em outro artigo.
Formatos de conteúdo e alguns canais para realizar esse marketing
Quando se pensa em marketing de conteúdo, principalmente em empreendimentos digitais, artigos em blogs, ebooks e outros materiais escritos são vistos como indispensáveis.
Mas isso não é uma verdade definitiva.
O marketing de conteúdo pode ser aplicado em qualquer situação que envolva comunicação.
Assim, não é obrigatório que todo conteúdo desenvolvido para essa estratégia seja escrito. Ou seja, existem diferentes formatos para aplicar em uma estratégia de marketing de conteúdo.
O bom dessa estratégia é que é possível usar um blog, uma página nas redes sociais, um canal no Youtube e mesmo um podcast.
O que importa é entregar um conteúdo de valor seguindo a estratégia desse marketing corretamente.
E é esse cumprimento das etapas do marketing de conteúdo que vai garantir mais ganhos por meio de conversões e vendas para o seu negócio.
Não sabe por onde começar?
Então faça o seguinte:
Garanta agora mesmo a sua consultoria gratuita com o nosso time de especialistas em marketing de conteúdo. Nela, vamos dar um diagnóstico do seu conteúdo e pontos em que a sua empresa pode melhorar nesta estratégia.