Na hora de fazer marketing de conteúdo, utilizar boas práticas de SEO é vital para o sucesso da sua estratégia.

    Em meio a uma imensidão de conteúdo, criado por empresas lutando por seu espaço no mundo digital, posicionamento é essencial para fazer dinheiro com a internet. É preciso que o conteúdo, a marca e a empresa seja facilmente encontrada na internet pelo consumidor.

    E para isso, é fundamental que o SEO seja aplicado nas estratégias de comunicação deste negócio.

    Neste conteúdo, você vai entender o que é SEO e como ele funciona na prática.

    Acompanhe

     

    O que é SEO (Search Engine Optimization)

    A sigla SEO quer dizer Search Engine Optimization no inglês, ou Otimização para Mecanismos de Busca em nosso idioma.

    Ela representa um trabalho realizado por meio de um conjunto de práticas específicas para indexar um conteúdo, página, URL, seja posicionado de forma melhor num mecanismo de busca. Mecanismos de busca são sites onde um usuário faz suas pesquisas quando está atrás de uma informação.

    Como por exemplo o Google, maior e mais utilizado mecanismo de busca do planeta.

     

    Entenda a sua busca no Google

    Já vamos entender como funciona o SEO na prática. Entretanto, é preciso entender como um mecanismo de busca trabalhar. E para isso, vamos tomar o Google por exemplo.

    A ferramenta possui um algoritmo que leva em conta uma série de fatores para indexar uma determinada página na internet e dar uma posição a ela como resultado a pesquisa de um termo.

    Por exemplo, uma pessoa pesquisa o termo ou palavra-chave Como ganhar dinheiro na internet.

    Uma série de resultados de artigos a vídeos que ensinam a pessoa como ganhar dinheiro na internet. O posicionamento deles é feito com base em certos fatores de indexação, que por sua vez podem ser influenciados pelo trabalho prático de SEO.

     

    Como funciona o SEO de maneira prática

    Para entender como o Search Engine Optimization (SEO) funciona é preciso entender que este trabalho se divide em dois pontos.

    O SEO On-Page e o SEO Off-Page, ambos trabalham levando em conta otimizações que são feitas para que a página, URL de um site, ou mesmo um site inteiro se posicione melhor nos mecanismos de busca como o Google.

    O SEO On-Page engloba otimizações que são feitas nas páginas, códigos, URLs, tempo de carregamento do site, etc… Enfim, são as otimizações feitas de forma interna, dentro do site, para posicioná-lo melhor.

    Já o SEO Off-Page é formado a partir de tudo o que fica fora do seu site. Ou seja, parcerias com outros sites do seu nicho, links externos e backlink, entre outros…

     

    Porque deve se trabalhar o marketing digital levando o SEO em conta

    O SEO marketing é extremamente importante para o Marketing Digital de um negócio.

    Sabia que, segundo levantamento da imForza, 75% das pessoas que fazem uma pesquisa num mecanismo de busca não clicam em resultados após a primeira página?

    Ou seja, se as páginas do seu site não estão na primeira página dos mecanismos de busca, seu público-alvo se restringe a apenas 25% das pesquisa. E repare que essa estimativa se baseia levando em conta que as suas páginas estarão aparecendo na segunda página de resultados.

    E não ser encontrado na internet significa perder leads, clientes… Em resumo, perder dinheiro.

    Assim, sempre leve o SEO em conta na hora de trabalhar o seu marketing na internet.

    Quer aprender mais sobre SEO e outros temas importantes sobre negócios digitais?

    Então assine a nossa newsletter no link abaixo para receber conteúdo inédito e exclusivo com dicas e informações importantes sobre o mercado digital.

     

    ➥ Quero me manter bem informado e aprender mais sobre marketing digital