O case do sucesso do Guia Michelin é uma das maiores provas do poder atemporal do marketing de conteúdo. A história de sucesso dessa ação de uma das maiores fabricantes de pneus do mundo é também uma das mais populares confirmações da eficiência desse marketing mesmo antes da era digital.

    Por isso, não apenas agências, mas também empresas que usam ou estão considerando usar este tipo marketing devem conhecer o case.

    Neste conteúdo, você vai entender bem o que foi o case do Guia Michelin e como ele comprova o poder de fogo do Marketing de Conteúdo.

     

    Guia Michelin: sobre vender pneus sem falar sobre eles diretamente

    No final do século XIX a fabricante de pneus Michelin tinha um desafio para o seus negócios iminente: aumentar suas vendas de pneus no mercado francês de carros, deixando de vender apenas pneus de bicicleta.

    Nessa época os irmão que comandavam a empresa, André e Edouard Michelin, repararam que o mercado automobilístico crescia no país. Porém, existiam ainda apenas 3.000 unidades de carros em circulação na França.

    O que era algo que limitava o público para o qual poderiam vender seus pneus. Apelar para uma propaganda direta sobre venda de pneus faria pouco sentido, porque havia muitos poucos carros em circulação. Sem falar que os carros existentes eram utilizados, majoritariamente, para viagens curtas e rápidas.

    E também por que pneus são um produto que a maioria dos consumidores compram apenas quando possuem necessidade real.

    Assim, para vender mais pneus os irmãos Michelin precisavam de mais pessoas comprando carros, e mais carros rodando por mais tempo e maiores distâncias. 

    E foi assim que surgiu o Guia Michelin, que existe até hoje.

     

    O que é o Guia Michelin

    O Guia Michelin foi criado como um roteiro de viagens ao longo da França.

    O guia oferecia uma grande quantidade de informações relevantes sobre locais para visitar no país. Além disso, o guia também apresentava uma rica quantidade de informações sobre restaurantes e hóteis ao longo de toda a frança.

    Detalhe: a primeira tiragem do Guia Michelin contou com 35 mil impressões e foi distribuída de graça.

    O que fez do impresso um importante guia de viagem e exploração do país. Se tornando uma referência nacional que, anos depois, foi aplicada em outros países com sucesso.

    Continue lendo para saber mais sobre os resultados do marketing de conteúdo realizado com o Guia Michelin

     

    Criação de demanda e aumento nas vendas: como o guia vez a Michelin disparar no mercado

    As informações fornecidas no Guia Michelin geraram em seus leitores um desejo por conhecer mais da França, e visitar os locais, hotéis e restaurantes apresentados no guia.

    Com isso, quem já tinha carro passou a realizar viagens mais longas. O que aumentou o desgaste dos pneus e fez com que, na hora da troca, a marca da Michelin fosse lembrada.

    Além disso, estimulou boa parte do público a comprar carros justamente para viajarem para distâncias maiores. Ou seja, pegaram o público que não tinha carro por não ver necessidade para pequenos trajetos.

    E com isso, a marca de pneus conquistou mais clientes e mais vendas, tanto em consumidores quanto em fabricantes de veículos. De quebra, ainda expandiu seu mercado consumidor e ganhou autoridade junto a seu público-alvo.

    Tudo isso sem oferecer pneus diretamente, apenas com o potente marketing de conteúdo.

     

    Tenha esse mesmo poder em seu negócio

    Você acabe de conhecer o case de sucesso do Guia Michelin, um dos maiores exemplos de que o marketing de conteúdo é poderoso e não apenas na internet.

    Mas já que temos o mundo digital a disposição hoje, aproveitamos desse marketing para gerar mais resultados online.

    Agora é o momento de você se permitir ter o mesmo poder que a Michelin usou para crescer seu negócio e gerar mais vendas e faturamento.

    No link abaixo, você pode entrar em contato com nosso time de especialistas para uma consultoria de conteúdo gratuita e sem compromisso onde vamos analisar o seu negócio e montar seu plano de conteúdo.

     

    ➥ Quero minha consultoria com a Agência Bk7 para utilizar todo o poder de fogo do Marketing de Conteúdo na minha empresa