O termo Funil de Vendas é muito comum e fácil de ser ouvido dentro do mercado digital. Mais precisamente, dentro do marketing voltado para o mundo digital. Sendo vista ainda como uma das principais ferramentas no marketing digital e sendo essencial no Inbound Marketing.

    Com base nisso, saber como utilizar corretamente é ter nas mãos uma chave importante para fechar mais vendas em um negócio online.

    Neste artigo, você vai entender o que é um funil de vendas e como ele funciona dentro do marketing digital.

     

    O que é um funil de vendas

    Um funil de vendas pode ser definido como um modelo estratégico que serve para apresentar a jornada do cliente dentro de um negócio. Ou seja, podemos entender esse conceito como um modelo em etapas que vai desde o primeiro contato do cliente com a empresa até o fechamento de compra.

    Ainda é possível entender esse conceito como um caminho que um pessoa faz até uma compra.

    Também conhecido no mercado digital como pipeline, um funil de vendas é formado por um conjunto de etapas e gatilhos. Que tem como finalidade dar suporte a jornada de compra da persona de uma empresa.

     

    Tofu, Mofu e Bofu: conheça as etapas de um funil de vendas

    Um funil de vendas é dividido fundamentalmente em três etapas: Topo de Funil (Tofu), Meio de Funil (Mofu) e Fundo de Funil (Bofu). 

     

    Topo de Funil (Top of Funnel)

    O Topo de funil é conhecido como a etapa onde os visitantes de um site, por exemplo, descobrem que possuem uma necessidade ou problema a ser resolvido. São pessoas que chegaram ao site do negócio sem nenhuma pretensão de compra, mas que agora percebem que possuem um problema a resolver.

    Porém, um problema que ele ainda não sabe bem qual é.

     

    Meio de Funil (Middle of Funnel)

    O Meio de funil é a etapa onde o visitante do site passa a reconhecer o problema e começar a considerar uma solução

    Na estratégia de Inbound Marketing, essa etapa é onde a persona já consumiu alguns conteúdos estratégicos no site e percebeu a demanda que possui, o seu problema a ser resolvido.

    E então, como consequência disso, ele passa a buscar uma solução que satisfaça a sua demanda. Ou seja, passa a buscar uma solução que resolva o problema que ele acaba de identificar e reconhecer. 

    É nesta etapa que se trabalham com os leads, pessoas que já interagiram com o conteúdo da empresa e que estão mais próximas a fechar uma compra.

     

    Fundo de Funil (Bottom of Funnel)

    A etapa conhecida como Fundo de Funil é a última deste modelo. Ela trata dos leads qualificados, que já conhecem seu problema e buscam uma solução definitiva e transformadora para ele.

    Nessa etapa, os leads estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas da empresa. É o momento onde um conteúdo com uma oferta de compra pode e deve ser apresentado.

    Com uma forte chamada para ação (Call-To-Action) a conversão, as vendas, obtida nesta etapa são satisfatórias. Ainda mais porque a audiência de leads dessa etapa enxerga a empresa, o negócio online, como referência no problema que elas buscam resolver.

     

    Então afinal, como funciona o Funil de Vendas 

    Você acabou de entender o que é e quais são as etapas presentes dentro de um funil de vendas. Mesmo assim, vamos resumir como esse conceito funciona de forma prática.

    O funil de vendas parte da premissa de que a compra não é um processo homogêneo, e sim que acontece por etapas. O que é demonstrado através da Jornada de Compra, onde um cliente passa por vários momentos antes de finalizar o pedido.

    E é preciso guiar corretamente este cliente até que ele compre da empresa, ou seja, realize toda sua jornada dentro do negócio em questão.

    Assim, o funil de vendas funciona primeiramente para identificar onde este cliente está em sua jornada. E em seguida, serve para guiar — geralmente por meio de uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo — o cliente durante as etapas da jornada até que ele faça o pedido e efetue o pagamento.

    Agora que você sabe o que é e como funciona o Funil de Vendas, entenda que para trabalhar bem com ele é essencial conhecer a Metodologia de Inbound Marketing.

    No link abaixo você pode conferir um artigo completo sobre esse tema.

     

    ➥ Quero aprender o que é a Metodologia Inbound Marketing agora mesmo e implementar meu funil de vendas