Trabalhar o marketing da sua empresa é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, captação de clientes e aumento do faturamento e do lucro.

    Existem diversas ações possíveis e estratégias que podem ser formuladas para alcançar os objetivos de marketing nos meios digitais.

    Uma das mais populares é o uso da metodologia de Inbound Marketing, cujo conceito e funcionamento abordamos em outro artigo aqui do blog.

    Hoje, vamos estender mais esse assunto, e mostrar como elaborar — em alguns passos práticos — uma estratégia de como fazer Inbound marketing.

    Acompanhe e aplique esses passos na sua estratégia a partir de hoje.

     

    1# Identificar a persona do seu negócio: o primeiro passo de como fazer Inbound Marketing

    Não existe Inbound Marketing efetivo sem uma persona bem definida.

    Por isso, o primeiro passo na hora de planejar uma estratégia eficiente de Inbound Marketing é definir bem quem essa persona é.

    Não sabe o que é uma persona?

    Também conhecida como Buyer Persona, trata-se de um personagem de perfil completo mas fictício, que por meio de estudos reais, retrata o que seria um cliente ideal para um produto, serviço ou empresa.

    É fundamental para o sucesso da estratégia da sua empresa conhecer bem a persona. Para isso, é preciso fazer um estudo aprofundado com perguntas sérias e válidas, bem como pesquisas, para encontrar essa persona.

    Feito isso, podemos avançar.

     

    2# Montar o seu funil de vendas e organizar a execução da estratégia de conteúdo

    Uma vez que se encontrou a persona, o público-alvo ideal para a empresa, é preciso desenvolver o funil de vendas para o Inbound Marketing.

    Nesse segundo passo, é hora de definir uma estratégia de conteúdo que atenda os 4 estágios da estratégia Inbound.

    Sem deixar de levantar em conta a Jornada do Cliente.

    Assim, é preciso criar conteúdos que primeiro atrai a atenção da buyer persona para o problema que ela tem. Depois, fazê-la considerar uma solução, para então tomar a decisão de compra.

    E por fim, tornar-se fã e promotor natural da marca, produto ou serviço da empresa.

    Entre os formatos de conteúdo usados na estratégia, você pode fazer blogposts, infográficos, e-books para obter leads por meio de recompensa digital, podcasts, whitepapers, webinários, etc.

    Já quanto a divulgação deste conteúdo, usar mídias sociais como o Facebook e Instagram são bons caminhos para começar.

     

    3# Medir resultados e aprimorar a estratégia

    O terceiro passo principal de como fazer Inbound Marketing é medir os resultados já obtidos e realizar melhorias.

    Entenda, ninguém acerta em cheio de primeira na maioria das ações realizadas. E assim também é com o Inbound Marketing.

    É preciso trabalhar sobre a estratégia com frequência, seja melhorando o e-mail marketing, trocando um formato de conteúdo por outro que seu público goste mais…

    Enfim, é preciso analisar sempre aquilo que está dando certo e errado. E trabalhar para melhorar o máximo possível a execução da estratégia sempre.

    Agora você sabe os 3 pontos básicos a se considerar sobre como fazer e-mail marketing.

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    Até a próxima.