Você ainda não sabe o que é o Branding e por que ele pode causar um profundo impacto nos resultados da sua empresa?

    Então saiba neste momento que você está perdendo uma estratégia poderosa para gerar mais resultados com o seu negócio. Sem falar de manter ele ativo por mais tempo, com um crescimento contínuo em todos os pontos da sua empresa.

    Neste artigo, você vai saber tudo sobre Branding: o que é e porque ele precisa ser adotado no seu negócio para que ele se destaque no mercado.

     

    Branding: o que é e para quê ele é usado

    O Branding é a prática da gestão ativa de uma marca. Desse modo, essa prática, estratégia, engloba todo o trabalho prático feito para melhorar a marca de uma empresa dentro do seu mercado.

    Ou seja, torná-la mais conhecida, desejada, positiva na mente e coração dos consumidores.

    O trabalho realizado no branding envolve desde a concepção da marca — ou seja, sua criação e desenvolvimento — até as ações recorrentes de marketing da empresa. Valendo pontuar que a gestão de marca demanda algum tempo, geralmente, para gerar resultados mensuráveis. 

    Infelizmente, não há como construir uma marca forte  e referencial no mercado do dia para noite. Para entender melhor a importância do branding, saiba mais sobre o conceito de marca.

     

    O que é marca e sua importância

    Uma marca empresarial é um conjunto de elementos, físicos ou não, que geram uma representação única para uma empresa além de seu nome. Ou seja, uma marca é tudo o que remete a uma empresa.

    Logotipo é um elemento de uma marca, a forma e cor da embalagem de um produto é um elemento de marca, até mesmo o som de uma moto é um elemento de marca. 

    Dúvida? Então saiba que a fabricante de motos Harley Davidson travou uma batalha judicial e conquistou em 1990 o direito de ser a única fabricante a poder produzir motos com o barulho característico que sai do escapamento de suas motos.

    Os elementos de uma marca são importantes pois eles tem muito potencial, quando bem trabalhados, para criar referenciais na mente dos consumidores. O que posteriormente reforça a empresa no mercado por conta da sua marca criada e gerenciada.

     

    Importância do branding na construção de uma marca

    O branding é cada vez mais importante por conta do aumento de competitividade entre as empresas que a globalização permitiu. Quem não consegue criar e inserir seus elementos de marca na mente e coração dos consumidores fica para trás e está fadado a ter sempre uma fatia pequena dos clientes de um mercado.

    Além disso, a importância de se fazer gestão de marca pode ser evidenciada por meio de um dado fundamental. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding a percepção de preço pode ser mudada para cima quando uma marca consegue se conectar ao consumidor por meio do propósito.

    A pesquisa revelou que 67% do público está bem dispostos a comprar de uma marca que se conecta com eles a partir de um propósito comum. Mesmo que elas tivessem de pagar mais caro para obter o produto dessa marca.

     

    Porque investir no branding para a empresa

    Um trabalho bem executado de branding trás uma série de benefícios para uma empresa. A gestão da marca faz com que a percepção de valor da marca aumente com o tempo na mente do público, atraindo novos consumidores e fidelizando os já existentes.

    O Branding também faz com que a força da marca se sustente, e até mesmo fique mais forte, com o tempo. O que possibilita que o negócio dure muito mais tempo, e se fortaleça no mercado.

    Quer saber mais sobre branding e outros assuntos de negócios e marketing digital?

    Então clique no link abaixo e assine a nossa newsletter para receber notificações com conteúdos exclusivos para que a sua empresa, seu negócio, venda mais e tenha mais lucros.

    ➥ Quero receber conteúdos exclusivos e inéditos para impulsionar o meu negócio digital